Caminho Real
- Paulo
- 28 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Tarot, numa tradução muito rudimentar e simples, significa Caminho Real. E que Caminho Real é esse?
Não se trata de nada relacionado com a Realeza; ou até se trate, mediante aquilo que nós entendermos das coisas. No entanto, para os efeitos deste texto, fiquemo-nos por aqui; pelo significado puro da palavra Real.
Real e Realidade são metáforas para a Verdade, porque simplesmente, quando abrimos - finalmente - os olhos e tomamos consciência das múltiplas realidades em que vivemos, percebemos que nada é, de facto, simples e preto no branco. O nosso mundo é tão colorido que às vezes sentimo-nos confundidos com tantas cores...
O que é que eu quero dizer com isto?
Já pensou em quantos caminhos a sua vida se divide; trabalho, amor, dinheiro?
Já deu por si a desdobrar-se para conseguir seguir esses diferentes caminhos da melhor maneira?
E quantas vezes, ao fazê-lo - ao desdobrar-se como se fosse ubíquo-, deu consigo a questionar-se que sentido fazia toda aquela azáfama se, muitas vezes, no final do dia, não se sente realizado?
Muitos de nós chegamos ao final do dia cansados, exaustos, sem forças e sem sermos capazes de enxergar o horizonte e nele vermos algum sentido maior...
E isso acontece porque nós vimos à Terra com uma missão; mas ninguém nos diz qual ela é. Em vez disso, temos de a descobrir. E é por isso que a maior parte de nós somos malabaristas, tentando encontrar um equilíbrio nos diversos caminhos que se nos apresentam na esperança de encontrar o certo; o Caminho Real.
O Tarot é uma ferramenta que nos permite, pela interpretação dos arquétipos, ajudar a encontrar esse caminho, porque o Tarot, como o próprio nome indica, mostra-nos o Caminho Real, mostra-nos os passos que devemos dar, ensina-nos como devemos caminhar nesse caminho e em direcção àquele que é o nosso Caminho Real; àquilo que viemos fazer à Terra.
Mas não se iludam. O Tarot só revela aquilo que cada um de nós consegue entender naquele momento. E é por isso que é tão importante responder às pequenas questões como às grandes questões, pois é grão a grão, migalha a migalha, que vamos descobrindo aquele que é o nosso caminho. E o nosso caminho é um único e o nosso desafio é saber encontrá-lo; saber ver, na miríade de caminhos em que nossa vida se transformou, a raiz comum a todos eles, porque é lá que se encontra aquilo que procura.
Já imaginou como seria a sua vida se tudo se conjugasse num único caminho?
Comments